Festa de casamento

Quem convidar para o seu casamento?

A lista de convidados do casamento envolve muitas considerações e dilemas. É essa a lista que vai começar a ditar os custos do seu casamento. Uma lista de convidados reduzida, objetiva, requer determinação e, em alguns casos, coragem para resolver conflitos e sem deixar que a opinião de outras pessoas interfiram nos seus planos. O casamento é de vocês, e por isso todas as atitudes sensatas que vocês tiverem para realizar seu sonho são válidas.

Inicialmente vale a regra mais objetiva possível, ou seja, quem está pagando a festa é quem tem mais controle sobre a lista. Vocês não podem começar a abrir exceções e mais exceções, e perderem o controle da lista, se o custo deste dia especial está partindo de vocês noivos.

Quando pais e parentes próximos fazem questão demais de que alguém seja convidado, equilibre a importância desse pedido com os recursos disponíveis e, fundamentalmente, com o controle financeiro da realização. Pode parecer egoísta, e realmente é um assunto delicado, por envolver família, mas vocês precisam caminhar com limites bem traçados, bem alinhados e em direção à realização que vocês querem. O sonho é de vocês, de mais ninguém.

Não vale a pena prolongar conflitos e discussões sobre nenhuma área da organização do seu casamento. Por isso, conhecimento e organização sempre serão aliados do planejamento harmonioso.

Vocês não conseguirão agradar a todos, e é por isso que nossas dicas para vocês são objetivas e práticas.

Algumas pessoas não compreendem os limites financeiros, e podem encarar de maneira negativa suas decisões quanto à lista de convidados. Concentrem-se em serem sensatos e coerentes com o que vocês tem como possível. Reduzir o número de convidados é um momento delicado, mas que define o grande diferencial de custo de todo o casamento.

O momento certo de definir a lista de convidados é, obviamente, antes de confeccionar os convites.

Convide amigos que fazem parte de sua vida atual, que estão presentes ativamente em sua história de casal. Convide quem conhece bem vocês, quem torce por vocês.

Convide parentes que são próximos, mas que tem uma relação positiva e harmoniosa. Não vale a pena convidar ninguém que tenha uma relação claramente negativa com vocês. É seu grande dia, um dia de felicidade e celebração.

Façam a lista entre vocês dois, em conjunto, somente vocês dois. Não coloquem ninguém por educação ou protocolo. Convide apenas pessoas que vocês sabem que terão os olhos brilhando de felicidade ao ver sua união.

Convidem somente pessoas que vocês conhecem bem, que são presentes fisicamente em sua vida, de uma maneira ou de outra.

Somente convide pessoas do trabalho se elas forem também amigas presentes. Não expanda a informação do casamento além das pessoas que você irá convidar.

Este é um tema extenso, e por isso selecionamos alguns pontos principais aqui. Por se tratar de um assunto tão abrangente, há um módulo inteiro do Curso Casamento Perfeito somente sobre convidados. Contudo, com essas dicas aqui vocês já podem começar a pensar de maneira mais prática no momento que forem criar a lista de convidados.

Um Casamento Perfeito para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *